NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 02 Julho 2025 23:02

Membro do IAB defende aumento de divulgação da mediação para pessoas em vulnerabilidade

 Da esq para a dir., Luiz Henrique de Oliveira Júnior, José Agripino Oliveira, Suely Beatriz, Elisabeth Santos, Wanderson Edson da Silva e Larissa de Morais Da esq para a dir., Luiz Henrique de Oliveira Júnior, José Agripino Oliveira, Suely Beatriz, Elisabeth Santos, Wanderson Edson da Silva e Larissa de Morais

Durante o evento A mediação de conflitos como método garantidor dos direitos da população e da advocacia negra, promovido pela OAB/Barra no dia 27 de junho, o presidente da Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), José Agripino Oliveira, defendeu a necessidade do aumento na divulgação de métodos de resolução de conflitos, como a mediação, para pessoas em vulnerabilidade. Ele participou do encontro representando a entidade e a presidente nacional, Rita Cortez. 

“A mediação pode contribuir com a pacificação dos conflitos judiciais, na medida em que as partes podem, sem a interferência do Poder Judiciário, buscar a solução dos seus conflitos de forma célere e efetiva. O que falta, talvez, seja uma maior divulgação dos métodos de mediação, especialmente junto à população mais vulnerabilizada, como as pessoas negras historicamente marginalizadas e distante de acesso a esses meios de solução de conflitos”, disse José Agripino Oliveira.

No evento, a mediação de conflitos foi destacada como uma abordagem eficaz para resolver disputas de maneira colaborativa e pacífica, promovendo o diálogo entre as partes envolvidas. O método ganha relevância especialmente em situações marcadas por históricos de marginalização e discriminação, como é o caso da população negra no Brasil.

A mesa de debates também teve a participação do diretor de Apoio Tecnológico do IAB, Luiz Henrique de Oliveira Júnior, da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Barra da Tijuca, Suely Beatriz, das integrantes do mesmo grupo Elisabeth Santos e Larissa de Morais e do presidente da Associação Efatá, Wanderson Edson da Silva.

O evento contou com a presença de membros da OAB Barra, advogados, estudantes de direito e representantes da comunidade negra, que contribuíram para as discussões e para o fortalecimento do compromisso com a promoção da igualdade racial e da inclusão no sistema jurídico. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173